Quebrando em linhas o conteúdo de uma string parâmetro da função print( )


Uma dúvida recorrente aos estudantes da linguagem Python é como se realiza a quebra em linhas do conteúdo de uma função print( ).

Explorando repositórios é bastante comum encontrar códigos onde o desenvolvedor quando precisa exibir em tela uma mensagem que se estende por linhas, acabar criando uma função print( ) para cada linha, o que não faz muito sentido, haja visto que temos um marcador específico para esse propósito.

Analise os blocos de código acima, no primeiro temos uma mensagem longa a ser exibida em tela, que dependendo do contexto pode ser quebrada em duas linhas.

No segundo bloco temos o método mais comum de ser realizado, usando de uma função print( ) para cada linha. É claro que este modo funciona perfeitamente, porém para situações reais onde pode se ter uma mensagem um tanto quanto elaborada, se torna ineficiente, além de sujar o código.

Já no último bloco temos o que seria o mais adequado, uma vez que bastando posicionar o marcador “ \n “ em algum ponto da string/f’string, o texto será quebrado em linha naquele ponto.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

- any( ) condicoes = [False, False, False, True, False] condicoes2 = {'ligado': 1, 'desligado': 0} print(any(condicoes)) print(any(condicoes2)) Diretamente na prática, declarada a variável condicoes